PDA

Vizualizar Versão Completa : Entrevista com a fera Leozinho Vieira

marionetoo
13-02-08, 22:45
Juvenil, Adulto, Master, Feminino... Comandada por Leozinho Vieira, a equipe Brasa atropelou no Europeu de Jiu-Jitsu e conquistou tudo, da faixa-branca à faixa-preta, e saiu premiada como a melhor equipe da competição. Em entrevista exclusiva,o faixa-preta Leozinho Vieira falou sobre o sucesso da equipe no torneio, a expectativa para 2008 no esporte dentro do tatame e com a mudança nas federações.

Como foi a vitória da equipe Brasa no Europeu de Jiu-Jitsu?

Foi irado, porque a gente foi com a galera de fora mesmo, com o pessoal da Suécia, Dinamarca, Inglaterra, Itália, juntou todo mundo dos quatro cantos da Europa. Nós tínhamos mais atletas e conseguimos ganhar tudo. O Michel na faixa branca, ganhamos o juvenil com apenas um atleta, o garotão sueco, Pascal Ramsby, que foi campeão no peso e absoluto, ganhamos o feminino, ganhamos o master... Foi a primeira vez na história que uma mesma equipe leva todos os prêmios, em todas as categorias.

Quais os planos para a equipe em 2008? O foco da Brasa continua sendo o Jiu-Jitsu?

Nós temos subdivisões e cada gestão tem o seu objetivo. Nós temos o foco do MMA, nós temos o foco do Submission e temos o Jiu-Jitsu e cabe ao lutador se interessar por uma modalidade e a nós, professores, priorizarmos aquela competição. Nós temos atividades durante o ano inteiro na academia e os atletas se preparando para lutar tudo. Estamos aí e vamos lutar tudo.

Qual o atleta da Brasa que você acredita que despontará?

Cara, eu acho esse negócio de destaque é a mídia que acaba fazendo. Nós estamos chegando com bons atletas que muitas vezes ficavam apagados porque a mídia enfatizava apenas um. Um exemplo foi durante o Campeonato Mundial, na categoria médio, com o Lucas Leite campeão junto com o André Galvão. Ele é bem mais novo que o André e ganhou várias competições, inclusive ganhando de bons lutadores, lutou o Mundial e ganhou o atleta que talvez fosse o mais duro que tinha, o Murilo Santana, que tinha acabado de vencer o André Galvão em uma competição anterior, e não mostraram uma luta sequer do Lucas. Mostraram muita luta do Galvão e não mostraram nenhuma luta do Lucas. Se você falar hoje que eu espero um novo nome é porque eu sei que este atleta não estava ganhando e hoje ele vai ganhar. O Lucas é um cara que já tem ganhado muito, mas a mídia ainda não descobriu. Mas temos vários, desde a faixa roxa subindo para a marrom, da marrom subindo para a preta, e acredito que aparecerão muitos. Mas foi o que eu falei, eu acredito que para aparecer basta a mídia dar espaço. Fala muito da faixa-preta e esquece um pouco a marrom, a roxa. A não ser que você tenha um sobrenome forte, aí você ganha uma atenção a mais.

O que você acha dessa mudança nas Federações e o crescimento da CBJJE? A Brasa vai continuar entrando em todos os campeonatos?

A Brasa vai, ela é em prol do esporte. Se tiver uma Confederação que tiver 50 federações, e se elas estiverem a defender o esporte, nós estaremos lá competindo. Enquanto houver o interesse no esporte, nas competições, das federações de engrandecer o esporte, de vincular apoio ao esporte e ao atleta, vai existir o interessa da nossa equipe. Se sentirmos que essas federações estiverem interessadas muito mais nelas que nas competições e nos atletas, nós nos retiramos. Assim como o Boxe, que existem várias federações e vários campeões. O único problema é que todos nossos campeonatos, os lutadores são amadores. Nós temos Mundiais, Europeus, todos os campeonatos são muito amadores, então fica difícil de perceber um rendimento e isso acaba dificultando o atleta, que acaba mais tarde migrando para outro esporte ou vai trabalhar com outras atividades.

Fonte:Tatame (http://www.tatame.com.br/2008/02/13/Leozinho-Vieira)

marionetoo
16-02-08, 13:29
Um dos líderes da equipe Brasa, Leonardo Vieira comentou as perspectivas do time para 2008 na arte suave, depois de um grande início. No Europeu de jiu-jitsu, que aconteceu em Portugal, no mês de janeiro, a Brasa foi a grande campeã, depois de abocanhar todas as categorias. Além disso, Leozinho comentou o novo reforço de peso nesta temporada, o faixa preta Bruno Frazatto.

"Começamos pelo Europeu, competição que fomos com 81 atletas. Vencemos em todas as categorias, juvenil, adulto, máster, sênior e feminino. Com esse resultado, posso dizer que começamos o ano com os dois pés direitos! Pretendemos continuar neste ritmo e lutar as principais competições. No Pa-Americano não devemos ir com tantos atletas, pois estamos focando mais no Mundial e fica difícil viabilizar as duas viagens para os Estados Unidos. Essa semana, já começamos o treinamento forte e vamos com tudo para as principais competições", disse.

A Brasa recebeu um reforço de peso, Bruno Frazatto, campeão em grandes competições de jiu-jitsu, submission e também com experiência no MMA. Vieira comenta sobre o assunto:

"Ele veio com a idéia de ter maior suporte no jiu-jitsu e conquistar os principais torneios e viu na Brasa essa oportunidade. Tivemos uma conversa muito franca e falei com ele que, como em todas as equipes, temos pontos fortes e fracos. Estarei sempre pronto para ajudá-lo. Na Brasa existe o comprometimento de sempre ajudar o atleta e ele também deverá fazer o mesmo pela equipe. A adaptação dele foi ótima, já chegou e deu risadas, assim como todos os alunos dele", finalizou o faixa preta.

Fonte - PDL (http://www.portaldaslutas.com/Minuto.asp?p_opcao=Mat&p_cod=1285)