PDA

Vizualizar Versão Completa : Celsinho na Gracie SP

marionetoo
26-12-07, 22:50
Além das dores e da saudade deixada em alunos, amigos, familiares e fãs há duas semanas, a trágica morte de Ryan Gracie causou uma incerteza quanto ao futuro da academia Gracie SP - Matriz (www.graciegym.com.br) e a recém-formada equipe Gracie Fusion, em conjunto com Roberto Gordo e Vinicius Draculino. O desejo de Ryan era de que seu novo time e sua academia não acabassem, e para garantir que a vontade do Gracie fosse respeitada, o bicampeão mundial de Jiu-Jitsu peso leve Celsinho Venicius será o novo professor da academia e já iniciará as aulas no dia 3 de janeiro na Gracie Gym.

"Ryan já vinha me convidando desde junho, mas como eu dava aulas aqui no Rio não pude ir. Estava lá com ele em São Paulo dez dias antes de sua morte, amadurecendo a idéia e conhecendo a academia. Após esta grande perda que tivemos a necessidade de dar um ânimo na academia foi ainda maior. Os alunos dele me receberam com muito respeito e carinho. Tanto eles quanto eu queremos levantar o nome do Ryan, lutando por ele. Vocês podem ter certeza que já teremos grandes resultados em 2008, vou dar meu sangue para retribuir toda a confiança que o Ryan depositou em mim ao me escolher para dar aulas em uma das academias mais tradicionais de São Paulo. Fora isso não estarei sozinho, o Gordo, o Renzo (Gracie) e o Ralph (Gracie), sempre que forem a São Paulo, estarão lá comigo. Estou chegando para desafiar todo mundo e representar o Ryan a qualquer custo", disparou Celsinho.

Sobre o futuro da Gracie Fusion, o faixa-preta garantiu que nada mudará. "Foi um pedido do Ryan que o nome nem nada da equipe mudasse. Ainda vamos sentar para conversar sobre os detalhes, mas provavelmente ficarei encarregado da parte de chão da equipe de vale-tudo aqui em São Paulo", completou Celso Venicius.

O faixa-preta conhecia Ryan há dez anos e, sobre o Gracie, o aluno de Gordo declarou: "Como sou aluno do Gordo e meu professor era como um irmão para ele, o Ryan sempre me tratou como um sobrinho. Estava com ele antes de sua morte e o cara estava me ajudando a arrumar patrocínio, sempre me dando moral. Apesar do que muitos falam sobre ele, o Ryan era um homem com um coração enorme e sempre tratou seus amigos e alunos com muito respeito e carinho. Sou muito grato a ele".

Fonte - Graciemag (http://www.graciemag.com/news/51/ARTICLE/8996/2007-12-26.html)

marionetoo
26-12-07, 22:53
O faixa preta de jiu-jitsu Celso Vinícius será o novo professor da academia Gracie SP, substituindo o amigo Ryan Gracie, que faleceu recentemente. Em conversa com o Portal das Lutas, o lutador fala sobre o futuro na carreira, a vontade de estrear no MMA e afirma: "Quero o título mundial de volta. Quem estiver no caminho, vai pagar."

Conte sobre a mudança para São Paulo, onde você será o novo professor na academia de Ryan Gracie.

Conhecia o Ryan desde que comecei a treinar, há mais de 10 anos, já que ele era muito amigo do meu mestre, o Gordo. De um tempo para cá, ele já estava precisando de um professor e vínhamos amadurecendo a idéia. Estava lá em São Paulo com ele quando tudo aconteceu. Já havia conhecido a academia e alunos, onde fui muito bem recebido. Infelizmente, nesse período, ocorreu a morte dele. Os alunos abraçaram a idéia, a esposa do Ryan também, e estarei iniciando as aulas no dia 3 de janeiro.

Você se destacou no cenário mundial do jiu-jitsu lutando pela Gracie Barra. Agora, qual equipe você representará nos campeonatos? Gordo Jiu-Jitsu, Gracie Fusion, Gracie Barra?

A Gracie Fusion é o nome usado somente para a equipe de vale-tudo. Agora, por onde lutarei de pano, depende. Se houver uma união e o Carlinhos (Gracie) me chamar para lutar pela Barra, não tem problema nenhum. Mas devo lutar mais pela Gracie SP. A prioridade é levantar o nome do Ryan. Os alunos lá estão muito empolgados e estão loucos para participar das competições de pano.

O que achou de o último Mundial ser nos Estados Unidos e a tendência de seguir sendo por lá?

Acho que é muito bom. Lá fora o negócio tende só a crescer. Apesar de não ter sido no Brasil, parece que foi o mundial com maior número de participantes e, com certeza, o de maior número de estrangeiros. Infelizmente, alguns atletas daqui não puderam ir. Mas acho que profissionalizando o esporte, aumentarão os patrocínios e todos os tops poderão ir. É muito importante para o crescimento do esporte e acho que não deve ficar restrito também só aos Estados Unidos. Europa e Ásia também devem receber competições de alto nível.

O jiu-jitsu está crescendo não só no Brasil, mas em todo o mundo. No último Mundial atletas de muitos lugares subiram ao pódio e ficou provado que o Rio de Janeiro não é mais uma unanimidade. Você mesmo, que vinha de seqüência de três títulos, acabou derrotado na semifinal pelo campeão Lucas Lepri, de SP. Comente esse crescimento da arte suave.

Acho muito importante. É sinal que o jiu-jitsu está crescendo. Acho que o conhecimento não deve ficar restrito e essa evolução pelo Brasil e mundo é importante para modalidade. Daqui a pouco, pode haver competições entre equipes de estados, o que seria bem legal. Mas ainda acho que o Rio é o maior pólo da modalidade e sempre estará entre os principais centros.

Quando você vai estrear no vale-tudo? Você tem essa pretensão?

Ia lutar neste ano na IFL, contra o Wagnney Fabiano. Mas era reserva e acabou que o titular se recuperou de uma contusão e lutou. Pretendo estrear no MMA em 2008. Minha prioridade será a equipe do Ryan e isso pode tirar um pouco o meu foco, mas espero estrear em breve. Já está na hora.

Em São Paulo, na equipe do Ryan, você vai puxar os treinamentos de vale-tudo? Você participa dos treinos com a galera do Gordo (Gracie Fusion)?

Isso será discutido lá em São Paulo e ainda não tem nada resolvido. Vamos nos reunir e se a equipe aceitar, não tem problema. Quanto aos treinamentos de MMA com o Gordo, meu foco maior sempre foi o pano, mas, quando não tinha competições, sempre estava treinando vale-tudo com a equipe.

O que você acha da iniciativa de eventos de luta agarrada com boa premiação, como foi o caso do Super Challenge Grappling?

É um incentivo para os atletas estarem sempre treinados e preparados para eventos. A premiação em dinheiro é muito importante, pois a vida de lutador pode ser muito inconstante. Como professor, tem meses que a academia bomba e em outros não rende tanto dinheiro. Também valoriza os atletas, que podem ganhar mais em patrocínio. Enfim, uma coisa acarreta na outra e eventos assim sempre vêm para acrescentar.

Para o próximo ano, qual é o seu principal foco? Você pretende resgatar de volta seu título mundial?

Não tenha dúvida que continuarei participando das competições de pano. É sempre um prazer, gosto dessa adrenalina e nunca vou deixar de lutar. Quero fazer crescer a academia do Ryan, já que a galera já mostrou que está disposta a brilhar nas competições. Quanto ao título mundial, quero ele de volta e quem estiver na frente vai pagar (risos). Também pretendo estrear no vale-tudo, pois, como já disse, já está na hora.

Fonte - PDL (http://www.portaldaslutas.com/Minuto.asp?p_opcao=Mat&p_cod=1013)