PDA

Vizualizar Versão Completa : Entrevista Paulo Peposo

Marcio Brabo JJ
13-09-06, 22:12
http://www.tatame.com.br/i_publisher/files/853097650200691217175%5Fpeposo%2Ejpg

Paulo Peposo

Por Joana Carvalho

Casca-Grossa do Sênior

Filho de lutador, policial civil de Belo Horizonte, faixa-preta de Jiu-Jitsu e agora campeão da categoria absoluto da categoria absoluto do Internacional de Máster e Sênior de Jiu-Jitsu 2006. Paulo 'Peposo' Curi derrotou o favorito Fábio Gurgel no evento do último dia 26 de agosto, que rolou no Tijuca Tênis Clube, no Rio de Janeiro. Peposo já enfrentou feras como Minotauro e Givanildo Santana e possui diversos títulos em sua carreira. Em entrevista exclusiva ao site TATAME, Peposo contou um pouco sua trajetória no esporte, a influência de seu pai em sua vida, além de contar como é conciliar a luta com sua vida de policial em Minas. Confira abaixo a entrevista na íntegra:

Como você começou a praticar Jiu-Jitsu?

Tive início com o meu pai Hitler Fouad Curi, lutador de Vale-Tudo, Judô, Jiu-Jitsu, depois com mais ênfase na academia de polícia civil de Minas Gerais em 1991.

Quem foram os lutadores mais duros que você já lutou? Quais são os seus principais títulos?

O (Rodrigo) Minotauro, Fabio Gurgel, Aurélio Fernades, Givanildo Santana e Andrezão. Sou deca campeão mineiro invicto em campeonatos da FMJJ, hexa campeão mineiro de Judô, campeão do super campeonato de Submission ciclone, campeão do interestadual de Submission, campeão internacional de Judô, tetracampeão mundial Máster e Sênior de Jiu-Jitsu, pentacampeão brasileiro de Jiu-Jitsu master e sênior e campeão brasileiro de luta de braço.

Como é ser policial no Brasil hoje?

É uma situação conflitante. Eu, ao mesmo tempo, tenho que me preocupar com a função policial, com a função de professor de lutas e fomador de caráter. Além disso, tenho que interligar essas duas profissões. A parte delicada é que me preocupo em andar na linha, falar e fazer.

Alguma vez o Jiu-Jitsu já te ajudou numa situação de perigo?

Eu estava em uma banca em frente a A.C.M , clube onde trabalhava, quando me deparei com dois assaltantes. Um estava armado com revólver e outro com uma faca. Tive que ter uma análise da situação muito rápida, perspicácia e coragem para poder dominá-los e prendê-los. Depois fiquei sabendo que eram assaltantes de ônibus.

Qual a situação mais arriscada que já passou?

Levantamentos em aglomerados de alto risco. Faço serviço de inteligência e investigação em favelas. Mas nem posso falar muito sobre essas situações pois sou muito conhecido por aqui e isso pode comprometer o serviço e até minha integridade.

O Gurgel disse que houve erro de arbitragem na luta de vocês...

Ele deve ter falado pelo susto, ele não imaginava que o sênior ia estar tão duro. Quem assistiu à luta viu que ele não fez nada, neutralizei ele em pé. Ele como um mito do Jiu-Jitsu poderia ter me puxado para a guarda... Pode ser também tinha muito tempo que ele não perdia, creio que devo ter sido o quinto a derrotá-lo.

O que tem a dizer sobre o internacional de masters e seniors e sobre o crescimento do esporte?

Foi uma surpresa, tinha muito casca-grossa no absoluto como o Bita ,Gurgel ,Flavao, Osires, Pinho e um polonês. Só lutador de renome mundial. Eu sempre vejo os campeonatos como a chance de todo atleta poder mostrar o valor que tem. Este campeonato é importante em especial, porque mostra pessoas ditas 'velhas' mas que continuam fortes, com grande técnica e com capacidade intelectual.

Qual o seu sonho como lutador?

Poder continuar lutando, pois além do trabalho policial, faço direito curso o 4° periodo na faculdade Izabela Hendrix. Quero competir até morrer pode ser no Judô, Jiu-Jitsu, Submission ou Vale-Tudo... O que me chamar eu topo. Sei que tenho condições de enfrentar qualquer um, inclusive o Minotauro, de quem quase venci no Pan de 1998. Eu gostaria de agradecer todas as pessoas que direta e indiretamente sempre acreditaram em meu potencial e fazem o meu sonho seguir: meus mestres, meus alunos, a polícia civil MG, a academia de policia civil, entre outros.