Vizualizar Versão Completa : Sou eu o unico q acha
que a qualidade do lutar tá baseado na maneira q ele caminha pelo ring?
http://thumbnails16.imagebam.com/3928/29ddfc39278763.gif (http://www.imagebam.com/image/29ddfc39278763)
O octágono é, grosseiramente falando, assemelhado com uma circunferência. Logo, espera-se que o lutador saiba fazer translações no ring, voltas, e não caminhe q nem um siri.
E muito me surpreende diversos lutadores, de alto calibre, que não investem tanto na movimentação quanto investem em cardio, grappling, JJ, MT, etc... (posso dar n nomes de lutadores q pecam demais nisso)
Quantos videos de pré-luta, do mmajunk/sherdog/etc, mostram um treino de movimentação? esquiva, contra-golpe, dando voltas? O mais parecido é boxe, e olhe lá. Dar pitaco de final de TUF, olhando as primeiras lutas, é quase sempre certeiro..
"Tony Montana"
16-06-09, 22:31
SE eles nao devem caminhar como siris, entao como devem ser as "translacoes"???
em volta do ringue, girando em torno do octagono central, como vc pode ver na foto [assobio]
marionetoo
16-06-09, 23:43
Tópico movido.
"Tony Montana"
17-06-09, 03:52
em volta do ringue, girando em torno do octagono central, como vc pode ver na foto [assobio]
Ah eh? Entao ele deve virar de lado pro oponente (perdendo toda a visao do que o oponente faz), e sair trotando em circulos, eh isso??? [hahahaha]
Qual eh melhor, sentido horario ou anti-horario como na foto? [azulao]
ricktherock
17-06-09, 06:26
A movimentaçao no ringue è muito importante mas nao è fundamental pro sucesso de um Lutador...è apenas mas um fundamento que soma no total das qualidades...
por exemplo è inutil saber se movimentar bem no ringue , mas nao ter um tempo de entrada perfeito, è como ter um otimo ground and pound mas nao saber levar pro chao e por ai vai...
acho que vc é o único mesmo
não adianta o cara ter um "footwork" perfeito se não sabe bater certo, não ter queixo, não saber chão, não ter punch e etc...
a qualidade do lutador é mensurada em vários fatores trabalhando juntos
O shogun quando treinou com o Cunha teve esse preparo!
O Cunha nas aulas da UDL sempre falava: "Umas das coisas mais importantes em uma luta eh a movimentaçao, pois alem de quebrar o ataque do adversario, te permite abrir espaços para o contra-ataque."
Ele tambem dizia que nao adianta vc so sair dos ataques indo para tras, pois uma hora voce vai bater na tela, por isso a melhor movimentaçao eh sair circulando no sentido do jab do adversario, pois eh o lado mais fraco dele!
Por isso lutadores que nao se movimentam muito no ringue estao em baixa(Chuck Liddell, Wand, Minotauro) e lutadores que tem essa movimentaçao estao se dando bem( AS, Lyoto). O Shogun em sua ultima luta se movimentou muito bem, e se deu muito bem!
gabrielcbrito.
17-06-09, 19:21
Pode até influenciar em alguma coisa, mas os árbitros dão pontos ao que domina o centro do octágono, e consequentemente, roda menos.
Pode até influenciar em alguma coisa, mas os árbitros dão pontos ao que domina o centro do octágono, e consequentemente, roda menos.
Mas o que adianta dominar o centro e levar um nocaute reuhhueuhewehwhue!
Vale lembra que o Lyoto nunca domina o centro e nunca perdeu um round no UFC!
Movimentação é um item importante juntamente com outros fundamentos, e realmente quem se movimenta bem no octógono a tendencia a dominara luta e vencer no final(AS e Lyoto).
O Cunha nas aulas da UDL sempre falava: "Umas das coisas mais importantes em uma luta eh a movimentaçao, pois alem de quebrar o ataque do adversario, te permite abrir espaços para o contra-ataque."
Ele tambem dizia que nao adianta vc so sair dos ataques indo para tras, pois uma hora voce vai bater na tela, por isso a melhor movimentaçao eh sair circulando no sentido do jab do adversario, pois eh o lado mais fraco dele!
Por isso lutadores que nao se movimentam muito no ringue estao em baixa(Chuck Liddell, Wand, Minotauro) e lutadores que tem essa movimentaçao estao se dando bem( AS, Lyoto). O Shogun em sua ultima luta se movimentou muito bem, e se deu muito bem!
Mas isso é a "escolinha" do boxe!
"Tony Montana"
19-06-09, 12:46
Por isso lutadores que nao se movimentam muito no ringue estao em baixa(Chuck Liddell, Wand, Minotauro) e lutadores que tem essa movimentaçao estao se dando bem( AS, Lyoto). O Shogun em sua ultima luta se movimentou muito bem, e se deu muito bem!Vc tem toda a razao. Mas o que o Joqueza disse tem pouco a ver com tudo isso...Alias, ele ainda nao respondeu minhas perguntinhas, pq sera?
Errado. Os criterios sao:
- trocacao eficiente
- luta agarrada eficiente
- agressividade
- controle do octogon
Ficar no meio do ringue ou rodando nao tem nada a ver com esses criterios.
Mas isso é a "escolinha" do boxe!
E eh extremamente eficiente.
gabrielcbrito.
21-06-09, 12:14
Mas o que adianta dominar o centro e levar um nocaute reuhhueuhewehwhue!
Vale lembra que o Lyoto nunca domina o centro e nunca perdeu um round no UFC!
Ah, Lyoto é Lyoto. [hahahaha]
Não, mas realmente num adianta de nada. Mas se dominar o centro e levar pra decisão, eu já vi numa transmição que ganha ponto sim.
"Tony Montana"
22-06-09, 02:50
Ah, Lyoto é Lyoto. [hahahaha]
Não, mas realmente num adianta de nada. Mas se dominar o centro e levar pra decisão, eu já vi numa transmição que ganha ponto sim.Isso no maximo pode ajudar a dar a impressao de que o lutador do centro do ringue esteja no "controle do octagon" (que de fato eh um dos criterios), mas nem isso o ajudara se ele estiver levando atraso como quem luta contra Lyoto, AS, Miguel Torres, etc.
Curiosidade... Alguém já viu uma tabela dos juizes do UFC?
Já tinha visto uma do PRIDE a muito tempo!
gabrielcbrito.
22-06-09, 22:29
Isso no maximo pode ajudar a dar a impressao de que o lutador do centro do ringue esteja no "controle do octagon" (que de fato eh um dos criterios), mas nem isso o ajudara se ele estiver levando atraso como quem luta contra Lyoto, AS, Miguel Torres, etc.
Cara, vou ver se acho alguma coisa sobre isso, mas eu ví numa transmissão do UFC, que o cara ganha sim ponto se dominar o centro do ringue. Se achar alguma coisa sobre isso, eu posto aqui.
Agora que eu acho um critério absurdo, acho.
"Tony Montana"
22-06-09, 23:43
Cara, vou ver se acho alguma coisa sobre isso, mas eu ví numa transmissão do UFC, que o cara ganha sim ponto se dominar o centro do ringue. Se achar alguma coisa sobre isso, eu posto aqui.
Agora que eu acho um critério absurdo, acho.
Pode procurar que nao vai achar. ]vv[
gabrielcbrito.
23-06-09, 13:37
Pode procurar que nao vai achar. ]vv[
Não achei mesmo, mas vi numa Transmição do UFC isso, e eu e JC, em eventos, leva isso em consideração pra dar uma previsão do resultado do round.
"Tony Montana"
23-06-09, 23:02
Não achei mesmo, mas vi numa Transmição do UFC isso, e eu e JC, em eventos, leva isso em consideração pra dar uma previsão do resultado do round.
Sabia que nao acharia. [azulao]
Caio Cesão
12-07-09, 04:32
Eu acho o octagon perfeito. Dá pra se explorar mais o cálculo da distância, privilegia lutadores que recuam e trabalham no contra-ataque. Eu não tenho a mesma paciência pra assistir lutas em ringue, apesar de ainda assistir. Mas é muito melhor octagon do que ringue.
Eu acho que, tanto no ring quanto no 8, vc tem que tomar o centro: vc se cansa menos, tem mais opçao de ir pra tras, "andar como siri" tbm e numa eventual By decision leva vantagem com os jurados.
Essa de correr pro lado do jab funciona mas, naum pode ser levado tao a serio pq no MMA, diferente do boxe, a luvinha, faz com que o jab pareça um direto. Entre levar um jab de luvinha e andar pra tras e naum levar nada, prefiro andar pra tras, mas tem que ir pra tras golpeando(Lyoto&Moicano)
Eu vou tentar dar a explicação mais ou menos técnica sobre a sua indagação...
Como você disse o octagon parece uma circuferência certo, e você disse qual vantagem existe.
Alguns lutadores strikers tem como características sempre um golpe que os distingue dos demais como o High Left kick do Cro Cop, o Low Kick do Cro Cop, a direita do Rampage, entre outros. Imagina que se for inevitável 'estar' lutando em pé com um lutador desses pra que lado você faria a sua volta?
Lógicamente para o lado que pudesse minimizar o efeito de uma ataque desses, ou mesmo que possibilitasse uma esquiva.
Pra explicar melhor.
Perna esquerda do Cro Cop = Chute no seu lado direito logo; você vai andar sempre para o seu lado esquerdo, pois se caso você for golpeado terá maiores chances de minimizar os estragos; ou ,mesmo te possibilita uma esquiva melhor.
Sobre o Footwork lamento informar que pouquissímos lutadores o usam, pra lembrar de alguns gatos pingados que usam tem o Machida, o Evans, e o Rampage que sabe fazer inversão de base e evitar a grade.
Abraço!
Eu acho o octagon perfeito. Dá pra se explorar mais o cálculo da distância, privilegia lutadores que recuam e trabalham no contra-ataque. Eu não tenho a mesma paciência pra assistir lutas em ringue, apesar de ainda assistir. Mas é muito melhor octagon do que ringue.
Isso...
Pelo o design do Octagon privilegia muito quem trabalha na defensiva mesmo, e pra quem gosta de atacar o melhor mesmo é espremer na grade e meter o soco.
vBulletin® v3.7.4, Copyright ©2000-2012, Jelsoft Enterprises Ltd.