Vizualizar Versão Completa : Idade no MMA
Após assitir uma série de eventos, lutas passadas, começei a formular uma tese de que o lutador de MMA, assim como o atleta de Tennis e futebol tem um periodo de carreira.
Digo isso pois é raros os casos no qual o lutador permanece mais de 10 anos de vida no mma, e não tem uma queda drástica de rendimento.
No máximo 11 anos de vida do mma e explico porque.
Fisiológicamente o corpo humano não se adapta a uma situação de Stress contínuo como o treinamento multi-disciplinar (que em tese é feito) de artes marciais, treinos com pesos, e rotinas de lutas e sparrings; há um natural processo de queda de rendimento; até porque há diversas variáveis como:
- Memória motora (a que é responsável por você executar o mesmo movimento acertadamente durante periodos de treinamentos);
- Memória muscular (essa que condiciona os musculos a empregar a força necessária e determinado ponto para que não haja despedício de energia);
- Metabolismo (esse que ao longo do tempo sofre um stress devido a rotina de treinos, competições, fusos, e outras variáveis; que acabam afetando a maneira em que o corpo absorve vitaminas, ou lida com situações adversas como regeneração)
Principais atletas que estão sofrendo com a ação do tempo:
- Vitor Belfort;
- Wanderlei Silva;
- Chuck Lidell;
- Mirko Cro Cop;
- Rodrigo Minotauro;
marionetoo
02-01-09, 22:28
Tópico movido.
O topico, vem de uma forma muito interessante nesse momento,
para se fazer um bom debate. Todos os aspectos explorados por ti,
devem ser levado em consideracao, mas a experiencia dos
atletas, plano de jogo, aliado a uma boa estrategia, pode
compensar um pouco a idade. Depende se uma serie de fatores,
desde a estrutura fisica e de treinamento que o atleta tem, ate
a preparacao fisica que ele desenvolve. A forma como ele cuida
de seu corpo, dieta alimentar tb 'e fundamental.
Sao um conjunto de fatores, que levam a boa producao de um
atleta. A evolucao constante na parte tecnica, nos envoltorios
de treinamento e ate a preparacao psicologica.
Vitor Belfort, para mim foi uma eterna promessa, que nao
vingou e estourou. Tirando Wanderlei Silva, nunca venceu Tops,
apesar de ja ter feito algumas boas lutas.
Wanderlei Silva, Chuck Liddell, Mirko Filipovic, e Rodrigo
Nogueira, pararam um pouco no tempo sim, evoluiram pouco
tecnicamente, continuam lutando praticamente da mesma forma
que a 5 anos atras. Sao atletas de qualidade, de ponta, que
podem ainda ter apresentacoes diferenciadas, pois tem toda
uma grande estrutura por traz de seus treinamentos
preparatorios e toda uma historia de superacao em momentos
dificeis.
Abracos.
marionetoo
03-01-09, 00:34
Não entendi !?
Movi pra cá NEGOBRAZA, área de debates. Valeu pelo tópico, gostei. Depois vou comentar!!!
"Tony Montana"
03-01-09, 03:02
Após assitir uma série de eventos, lutas passadas, começei a formular uma tese de que o lutador de MMA, assim como o atleta de Tennis e futebol tem um periodo de carreira.
Digo isso pois é raros os casos no qual o lutador permanece mais de 10 anos de vida no mma, e não tem uma queda drástica de rendimento.
No máximo 11 anos de vida do mma e explico porque.
Fisiológicamente o corpo humano não se adapta a uma situação de Stress contínuo como o treinamento multi-disciplinar (que em tese é feito) de artes marciais, treinos com pesos, e rotinas de lutas e sparrings; há um natural processo de queda de rendimento; até porque há diversas variáveis como:
- Memória motora (a que é responsável por você executar o mesmo movimento acertadamente durante periodos de treinamentos);
- Memória muscular (essa que condiciona os musculos a empregar a força necessária e determinado ponto para que não haja despedício de energia);
- Metabolismo (esse que ao longo do tempo sofre um stress devido a rotina de treinos, competições, fusos, e outras variáveis; que acabam afetando a maneira em que o corpo absorve vitaminas, ou lida com situações adversas como regeneração)
Principais atletas que estão sofrendo com a ação do tempo:
- Vitor Belfort;
- Wanderlei Silva;
- Chuck Lidell;
- Mirko Cro Cop;
- Rodrigo Minotauro;Nao sei daonde vc tirou isso; muita coisa esta errada e outras sao apenas termos desconexos e geralmente com definicoes equivocadas.
O corpo humano eh um dos aparelhos mais adaptaveis que existe. Diferentemente do que vc escreveu, ele se adapta sim ao stress continuo do treinamento, alias, esse eh um dos principios do treinamento => causar adaptacoes favoraveis no corpo (fisiologicas, biomecanicas, psico-motoras).
A memoria motora nao piora com o treinamento, muito pelo contrario, melhora. A velhice influencia, mas nao a ponto de causar uma diminuicao significativa no rendimento em atletas em plena atividade. O que mais acontece (em casos de idosos mesmo) eh a perda de capacidades fisicas como forca, resistencia, flexibilidade, etc, que nao conseguem acompanhar mais os comandos do sistema nervoso central (cerebro + espinha dorsal).
A memoria muscular, que eu prefiro chamar de controle motor, sofre com a velhice, mas o treinamento adequado pode prevenir ou amenizar essa queda. Mais uma vez, eh o corpo se adaptando ao treinamento (stress sistematico).
O metabolismo tb obviamente se adapta de acordo com as exigencias submetidas ao corpo (treinamento fisico). Ele diminui com a velhice, mas novamente, o treinamento pode prevenir esse decrescimo se for executado de forma correta.
Enfim, a diminuicao na performance de atletas com mais idade eh obvia. Ja os motivos diferem e vao muito alem do que foi citado por ti.
Mas o topico eh interessante. ]vv[
Então Tony; eu fiz esse tópico pensando em um documentário que assiti que falava sobre
esse avanço nos métodos de treinamento; e logo, o corpo humano pode sim se adaptar; mas
não é possível se ter uma adaptação tão intensa a ponto de se manter por um longo periodo
de tempo; e além do mais; se o corpo humano tivesse mesmo essa capacidade; bastaria que
o cara treinasse mais de 15 anos em diversas modalidades (levando em conta que é o tempo
médio para se desenvolver um nível avançado em qualquer arte marcial) para ele ser superior
a todos os demais; o que não acontece.
Veja...
Com o passar do tempo, você mesmo sabe que o volume de treinamento deve aumentar
quase que em uma progressão geométrica para obter o mesmo nível de performance; e nisso
eu coloco todos os esportes (que envolvam muitos atributos físicos) e não só o MMA.
Esses lutadores que eu te citei são os mais conhecidos que tiveram uma queda "drástica" de
rendimento; o que me leva a afirmar que a idade para o MMA é muito limitada.
Tinha conversado a algum tempo atrás com um amigo meu do orkut (Quispe) sobre que a
partir dos 34 anos, haveria de ser criada uma liga master de MMA.
E sobre o que você disse sobre o stress sistemático; este deve ser sempre aumentado
progressivamente para se obter o mesmo desempenho; e mesmo assim ainda é sujeitos a
fatores externos dos treinos.
Abraço...
"Tony Montana"
04-01-09, 03:07
...mas não é possível se ter uma adaptação tão intensa a ponto de se manter por um longo periodo de tempo; e além do mais; se o corpo humano tivesse mesmo essa capacidade; bastaria que o cara treinasse mais de 15 anos em diversas modalidades (levando em conta que é o tempo médio para se desenvolver um nível avançado em qualquer arte marcial) para ele ser superior a todos os demais; o que não acontece.
Com o passar do tempo, você mesmo sabe que o volume de treinamento deve aumentar quase que em uma progressão geométrica para obter o mesmo nível de performance
Esses lutadores que eu te citei são os mais conhecidos que tiveram uma queda "drástica" de rendimento; o que me leva a afirmar que a idade para o MMA é muito limitada.
Tinha conversado a algum tempo atrás com um amigo meu do orkut (Quispe) sobre que a partir dos 34 anos, haveria de ser criada uma liga master de MMA.
E sobre o que você disse sobre o stress sistemático; este deve ser sempre aumentado progressivamente para se obter o mesmo desempenho; e mesmo assim ainda é sujeitos a fatores externos dos treinos.
Abraço...Vc ta tendo uma visao muito simplista da coisa. Ha fatores geneticos e ambientais que vao determinar quem vai chegar ao topo, quem vai continuar la, quem vai se manter competitivo por 1, 10 ou 15 anos. Nao eh apenas idade + tempo de treino. Nao se iluda, nao eh tao simples.
Progressao geometrica? Daonde vc tirou isso? Isso eh um absurdo. O que existe eh uma coisa chamado periodizacao de treinamento.
Dificil afirmar isso...eu discordo. Poderia aqui citar varios exemplos que tiveram sucesso depois de idade considerada avancada para esporte de rendimento. Couture, Foreman, Holyfield, Romario, Kelly Slater, etc...vixi, tem muitos...
Te mandei uma MP (Mensagem Privada). ]vv[
Mais uma vez, muito simplista. Nao se pode aumentar progressivamente o treinamento, pois o corpo tem seus limites. A periodizacao do treinamento eh feita de acordo com os objetivos do atleta, ou seja, competicao alvo (exemplo, uma luta) ou manutencao de performance (exemplo, campeonato brasileiro de futebol), etc, etc, etc. Existem muitas formas de periodizar o treinamento.
Abraco.
Romulo Machado
09-01-09, 13:38
Estou curioso para ver a performance do Coleman contra o shogun, mas o Couture desmenti qualquer afirmação de que a idade afeta a performance do lutador.
Estou curioso para ver a performance do Coleman contra o shogun, mas o Couture desmenti qualquer afirmação de que a idade afeta a performance do lutador.
Pois é o Couture é uma caso especial... Mas mesmo assim, acho que o Vovo vai finalizar o Shogun!
André Luiz (Pedrero)
12-03-09, 15:55
Muito bom o debate nesse tópico, concordo com "o tempo cobra seus juros", lutadores que "abusaram" desde o início da carreira, muito jovens ainda (Belfort, Rizzo), tiveram suas dívidas cobradas precocemente, ou seja, cada um tem um certo período de vida útil, hahahah, e claro, a Raposa (Couture) é um caso a parte, 1 em 1 milhão !!!!
cabe a cada preparador físico conhecer os limites de seu atleta, pra não forçar demais, nem de menos, alcançando gradativamente o auge e tentando mantê-lo o máximo de tempo possível !!!!!
Samu,
senao me falha a memoria o Belfort tb derrotou o Randy, entao nao foi so o Wand de top! e sobre ele realizar boas lutas concordo com vc! agora se o Belfort tivesse foco ele seria um Top e campeão por muito tempo no UFC!
Sobre os comentarios do Montana: conversei com umas pessoas que conheço da area da saude preparadores fisicos, eles me explicaram bastantes coisas a respeito e bate bem com tudo que o Montana disse!
vBulletin® v3.7.4, Copyright ©2000-2012, Jelsoft Enterprises Ltd.